Leitura e Memória

Leitura e Memória

Professora Lygia Cavalcanti *

Aldo era o nome dele, sempre lendo alguma coisa, livro, revista, bula de remédio, etc. não tinha preconceito com nada. Quer dizer, quase nada. No início tinha raiva dessas leituras que tiravam sempre um pouquinho do tempo dele comigo, ficava emburrada, fazia pirraça, mas nada adiantava quando ele estava lendo, o mundo podia desabar ao seu redor.Com o tempo, percebi que a concorrência era uma causa perdida e resolvi ler também só pra contrariar, só pra chamar atenção e não é que deu certo.Começou a me indicar suas obras prediletas e conversávamos constantemente sobre elas, meu tempo com ele aumentou e pra melhor. O melhor de tudo é que acabei gostando e não parei mais. Hoje, toda vez que leio um livro que me agrada viro uma espécie de garota propaganda.Em todas as rodas de conversa falo do autor, do enredo, às vezes, até mais exagerada, compartilho trechos, frases, pensamentos, por exemplo, como não amar este convite a leitura feito por Lázaro Ramos em seu livro Minha Pele:

“A linha que costura este livro é a minha formação de identidade e consciência sobre esse tema, mas que, no fundo, é só um artifício para falar de todos nós”.

Ou esta frase da Chimamanda Adichie em “Como Educar Crianças Feministas”

“Ensine-lhe sobre a diferença. Torne a diferença algo comum. Torne a diferença normal. […] Ao lhe ensinar sobre a diferença, você a prepara para sobreviver num mundo diversificado. Ela precisa saber e entender que as pessoas percorrem caminhos diferentes no mundo e que esses caminhos, desde que não prejudiquem as outras pessoas, são válidos e ela deve respeitá-los”

Apesar de inúmeros livros, histórias e benefícios da leitura como: enriquecer o vocabulário, estimular a memória, desenvolver a criatividade, nos faz enxergar o mundo de forma diferente entre outros tantos benefícios. Mas quando comparamos esses benefícios com os índices de leitores no Brasil percebemos que todas as vantagens da leitura não se revertem em avanços significativos em relação ao aumento do número de leitores. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro.

Além disso, o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria e, pra piorar, dos professores entrevistados, 50% responderam que não lembravam de nenhuma leitura feita recentemente. Os números desta pesquisa foram divulgados em 2016.

Como reverter este quadro? Como positivar esses números? Como apresentar títulos que possam transformar o universo de nossos alunos e despertar o desejo de ler cada vez mais? Sabemos que temos um grande desafio e por isso criamos o Projeto Leitura que abrange todas as fases de uma forma diferente: na Educação Infantil temos os pais contadores de histórias que periodicamente se apresentam às crianças narrando contos de fadas com muito capricho no visual deixando sempre um gostinho de quero mais. Em 2017, o Fundamental I iniciou o projeto Estante Mágica onde, além das leituras, os alunos foram convidados a escreverem seus próprios textos nos quais abusaram da imaginação e criatividade. Já no Fundamental II desenvolvemos a leitura através do teatro, paródia, mapa mental, história em quadrinhos, maquete e debate dos títulos escolhidos durante os bimestres. Alguns foram bem especiais, como O Extraordinário e o Menino do Pijama Listrado.

A turma do Ensino Médio também foi bastante criativa e original na produção de vídeos sobre leituras consagradas como Depois Daquela Viagem e o Caçador de Pipas. Um tipo de trabalho que valorizou o olhar do aluno e o seu entendimento.

Possibilitar e incentivar a leitura devem ser um compromisso de todos, todos os dias. É preciso que alguém nos impulsione e nos incentive a diariamente desbravar livros nunca antes navegados, emoções jamais sentidas e segredos nunca antes revelados.

Obrigada Aldo, meu avô, você que sempre tinha um jeito de explicar as coisas sem explicação, que sempre me contou as melhores histórias e me ensinou a gostar de ler, você que até hoje me acompanha, de um jeito ou de outro, em cada primeira página de um livro novo.

E você, quem lhe ensinou a gostar de ler?


* Professora Lygia Cavalcanti, que nos escreveu esse texto no final de 2017, é professora de história, atualidades e Coordenadora no Ensino Fundamental 2 e Médio.

Foto por Alfons Morales on Unsplash

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