Segundo Xavier(2002) o letramento digital pressupõe o domínio das ferramentas digitais de forma a garantir as práticas letradas, atribuindo sentido ao que se lê e escreve na tela, habilidades que envolvem a compreensão do emprego de imagens, sons, a não linearidade dos hipertextos, a seleção e avaliação das informações.
Nativos Digitais e Letramento
As novas gerações – nativos digitais – tem seu primeiro contato com essas tecnologias já no estágio sensório-motor, período este que vai de 0 a 2 anos de idade, onde a criança percebe o mundo e atua nele passando a coordenar as sensações vivenciadas junto com comportamentos motores simples, juntando o sensorial a uma coordenação motora primária.
Antes mesmo de pronunciar suas primeiras palavras ou até mesmo se firmarem-se em pé e dar seus primeiros passos na vida real, já dão seus primeiros passos digitais movendo seus dedos em telas de tablets e celulares. Muitas destas crianças já possuem até mesmo seus aplicativos e jogos preferidos, sabendo inclusive reconhecê-los através de seus ícones de forma natural e intuitiva.
É dos 7 aos 11 anos de idade, que acontece o Estágio Operatório Concreto, fase do desenvolvimento do raciocínio, onde a criança começa a lidar com conceitos numéricos e as relações entre eles, passando a desenvolver habilidades para solucionar problemas concretos de forma mais consistente. Neste estágio a criança aparenta ter “total conhecimento” na operação dos recursos tecnológicos disponíveis, impressionando toda a família, inclusive os pais.
No entanto, saber utilizar estas tecnologias de forma produtiva, se torna um desafio em um cenário educacional onde estes jovens direcionam este “conhecimento” para redes sociais e troca de mensagens.
É neste cenário que o Colégio COC Novomundo atua através do Letramento Digital, onde temos como foco direcionar a maneira como os alunos e alunas consomem todas estas informações disponíveis na internet de uma forma mais efetiva fazendo com que desenvolvam um senso crítico e saibam filtrar as informações, além de fazer com que não sejam apenas consumidores de tecnologia, mas que sejam capazes de produzir seus próprios conteúdos, seja na criação de jogos digitais, aplicativos ou websites para a internet, deixando assim de serem meros coadjuvantes digitais e passando a ser protagonistas de sua própria história.
Produzindo o conhecimento
À partir do 4º ano do Ensino Fundamental 1 os alunos passam a ter seu primeiro contato com o Letramento Digital através de atividades educativas, onde têm contato de forma lúdica e interativa com conceitos superficiais sobre programação que com o tempo vão se ampliando ao passo em que o aluno vai se desenvolvendo e superando os desafios propostos.
Já as turmas do Ensino Fundamental 2 e Médio tem contato direto com as principais ferramentas de desenvolvimento utilizadas na atualidade, estando aptos a desenvolver jogos e conteúdos digitais com mais fluência, através das linguagens de programação HTML, JavaScript, CSS e PHP. É durante esse estágio que os alunos deixam de ser meros consumidores de tecnologia e passam a produzir seus próprios aplicativos e conteúdo.
Neste nível são abordados conceitos lógicos mais avançados onde é necessário ter uma boa base de conceitos matemáticos para a resolução dos problemas propostos. Aqui se espera que o aluno tenha autonomia para pesquisar, refletir, interpretar e buscar alternativas para a resolução de seus problemas, superando assim seus desafios e aumentando sua velocidade de raciocínio.
“As escolas que ainda não introduziram o Letramento Digital em sua grade, estão andando na contramão do desenvolvimento educacional de seus alunos”.
Com professores extremamente conectados e em constante treinamento, o colégio COC Novomundo vem seguindo tendências internacionais de educação e tecnologia digital. No Brasil, nossa escola é uma das pioneiras no Letramento Digital e na utilização efetiva de recursos tecnológicos digitais em prol da educação, contribuindo plenamente para o crescimento dos nossos alunos, tornando-os cidadãos conscientes e aptos a enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução.
Referência Bibliográfica:
XAVIER, A. C. dos S.. Letramento digital e ensino. 2002. Núcleo de Estudos de Hipertexto e tecnologia Educacional- NEHTE. Disponível em:< http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento-Digital-Xavier.pdf> Acesso: 18 de outubro 2017.
Professor Washington ministra as aulas no laboratório de informática para as turmas do Infantil, Fundamental e Médio no Colégio COC Novomundo.