Fique tranquilo! O tema do texto não é esse. Definitivamente não. Mas, preciso finalizar o que comecei: hoje, mais cedo, tive o privilégio de conversar com esse aluno e perceber o quanto ele estava (além de curioso pelo assunto), sensibilizado com o que acontece “do outro lado do globo”. Ele demonstrou preocupação com as vidas inocentes envolvidas nessa trama complexa.
Refletindo sobre isso, pude pensar sobre o quanto a Geografia está profundamente enraizada em nossas vidas, das mais diversas formas. Arrisco dizer que ela é muito mais que uma ciência desenvolvida ao longo do tempo; antes é uma necessidade do ser humano conhecer o então desconhecido (o vasto mundo que está além do seu entorno), experimentá-lo e compartilhá-lo.
O mundo, do macro para o micro (e vice-versa) é Geografia! O meio-ambiente, comidas, construções, viagens, religiões, moedas, arquitetura, etnias, descobertas, política, processos de guerra e paz… Acredite, tudo o que você puder imaginar.
Geografia não se trata, simplesmente, de uma lista de conhecimentos empíricos, processos, ciclos ou nomenclaturas como “Geografia humana”, “física” ou “política”. Geografia vai muito além! É ciência humana e, portanto, cheia de vida e profundidade. É mais que minimalismos socioeconômicos, políticos ou estatísticos.
Geografia é enxergar o próximo ao pensar além de si mesmo.
Pode parecer especialmente fácil de falar, mas para mim, Geografia significa poder transformar o mundo, a começar por mim e por cada um de nós.
Aproxime-se, conheça, explore, estude e descubra O MUNDO que está além dos livros didáticos e muros da escola. Faça parte desse processo conosco. Bem-vindo à Geografia!
* Lucas Serniker é graduado em Geografia e História, estudante de Diplomacia Global e faz parte do corpo docente do Colégio COC Novomundo.